Libélula

As Libélulas são insetos predadores que se alimentam de outros insetos, principalmente mosquitos e moscas. São um dos primeiros insetos a surgir na Terra, antes mesmo da existência dos dinossauros e possuem 3 fases de vida: ovo, larva e adulto. Elas são importantes bioindicadores da qualidade da água e também são um dos insetos mais rápidos existentes, chegando a velocidade de 85 km por hora. Existem no mundo mais de 5.000 espécies de libélulas, dessas, cerca de 1.200 podem ser encontradas no Brasil, como essa de coloração azul encontrada na Mata Atlântica. Devido ao seu processo de mutação, estão relacionadas a mudanças, transformações e capacidade de adaptação.

Caliandra

A Caliandra (Calliandra dysantha) é a flor símbolo do cerrado, também conhecida como flor-do-cerrado, ciganinha ou esponjinha. É uma espécie nativa da flora do Brasil e bastante comum em áreas de cerrado de alguns estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, podendo ser encontrada até o norte do Paraná. Como curiosidade, as raízes e flores são utilizadas na medicina popular, como regulador menstrual, assim como na elaboração de florais, indicados para o tratamento da tensão e estresse.

Azaleia

Azaleia ou Azálea (Rhododendron simsii) é um arbusto que se adaptou ao Brasil. São originárias da Ásia, principalmente do Japão e da China, carregando no seu DNA características mais marcantes da planta, como o florescer que ocorre durante as épocas mais frias do ano. A azaleia pode ser de várias cores e traz um significado lindo que é a perseverança e a alegria de amar. Na foto alguns exemplares das flores logo após uma chuva.

Fogo

Fogo é um processo químico de transformação e dependendo das substâncias presentes no combustível e no ar, as cores da chama e a intensidade podem variar. O fogo foi a maior conquista do ser humano na pré-história, sendo controlado, foi usado para preparar alimentos, para aquecer e para manter predadores afastados… a claridade que não vinha do Sol e da Lua. Na mitologia grega o fogo simboliza também a vida, a cidade, a proteção e o sacrifício. Daí o fogo virou fogueira, virou festa, virou roda de amigos. Que o fogo ilumine e aqueça bons caminhos.

Pitanga Preta

A pitanga preta (Eugenia sulcata) também conhecida como Pitanguinha preta, Pitanguí e Pitanga-una é uma fruta nativa da Mata Atlântica, encontrada desde o estado do Espírito Santo até Santa Catarina e geralmente dá frutos entre os meses de setembro a novembro. Não é tão comum como a pitanga tradicional, mas é muito doce e comunidades tradicionais também fazem uso medicinal das folhas, principalmente no tratamento de febres e diarréia, especialmente em crianças.

Lua de Inverno

O Solstício de inverno é um fenômeno astronômico que marca o início do inverno. Neste ano ocorreu no dia 21 de junho e no dia de hoje (24/06) culminou com a Lua Cheia, deixando o céu mais limpo e propiciando uma visibilidade de aproximadamente 99,97%. Hoje também é dia de São João, profeta que anunciou Jesus Cristo como o Cordeiro de Deus.

Framboesa Silvestre

A Framboesa Silvestre (Rubus idaeus L.) é um fruto vermelho vivo que também pode ficar quase preto quando muito maduro e que produz frutos de sabor muito agradável. Nativa do Brasil, a framboesa silvestre é adorada por pássaros e solta pequenas flores brancas em grande quantidade antes da frutificação. Uma curiosidade sobre a fruta é que ela precisa ser submetida a pelo menos 700 horas por ano a uma temperatura inferior a 7 °C para que a produção seja satisfatória.

Aposentadoria

E chegou a hora de te aposentar minha primeira Câmera. Essa Canon PowerShot SX510 HS foi a semiprofissional que me acompanhou até aqui. Comprei em 2013 e fiz grande parte das fotos do @mundoquevi com ela, tornando ainda mais prazeroso este hobby, com mais de 50 mil fotos neste período. Também registrou muito da Cacau 🐶 e do Matheus 👶🏻. Parto agora para uma profissional também da @canonbr @canonusa e vamos ver o que consigo extrair dela.