Céu de inverno em SP

Tarde de inverno em São Paulo, com céu colorido e temperatura oscilando entre 3°C e 25°C. A Terra da Garoa vai ficando para trás e cada vez mais São Paulo estabelece um novo padrão, principalmente pelas mudanças climáticas e pelo aumento do desconforto térmico. O Inverno, que vem latim hibernum, significa neutro, invernal, invernoso, tempo frio, trás com ele não só a queda de temperatura, mas lindas cores no céu. Detalhe de foto tirada no bairro do Itaim Bibi, sem filtro, por volta das 18h.

Socozinho

Socozinho (Butorides striata), também conhecido como Socó Estudante, Socoí, Socó Mijão e Socó Tripa. Mede de 35 a 45 cm de comprimento e está presente em todos os estados brasileiros, assim como nas Américas, África, sul e sudeste da Ásia, Oceania e norte e leste da Austrália. Se alimenta principalmente de peixes, insetos aquáticos, crustáceos, moluscos, anfíbios e répteis. Uma curiosidade é que adota algumas táticas de caça, como usar iscas para atrair peixes (pedaços de pão dados por visitantes em parques ou pequenos insetos) ou se manter próximos a outros animais a fim de capturar os peixes espantados por estes enquanto caçam.

Pitanga Preta

A pitanga preta (Eugenia sulcata) também conhecida como Pitanguinha preta, Pitanguí e Pitanga-una é uma fruta nativa da Mata Atlântica, encontrada desde o estado do Espírito Santo até Santa Catarina e geralmente dá frutos entre os meses de setembro a novembro. Não é tão comum como a pitanga tradicional, mas é muito doce e comunidades tradicionais também fazem uso medicinal das folhas, principalmente no tratamento de febres e diarréia, especialmente em crianças.