Gralha-azul

A gralha-azul (Cyanocorax caeruleus) é uma ave com aproximadamente 40 cm de comprimento e é o principal animal disseminador da araucária já que enterram os pinhões no solo para comer depois. A área de distribuição vai desde o estado do Rio de Janeiro até o Rio Grande do Sul e em 1984 foi consagrada como ave-símbolo do estado do Paraná. Como curiosidade, vale saber que as gralhas azuis são aves muito inteligentes e sua comunicação é bastante complexa constando pelo menos de 14 termos vocais (gritos) bem distintos e marcantes.

Caliandra

A Caliandra (Calliandra dysantha) é a flor símbolo do cerrado, também conhecida como flor-do-cerrado, ciganinha ou esponjinha. É uma espécie nativa da flora do Brasil e bastante comum em áreas de cerrado de alguns estados das regiões Centro-Oeste, Nordeste e Sudeste, podendo ser encontrada até o norte do Paraná. Como curiosidade, as raízes e flores são utilizadas na medicina popular, como regulador menstrual, assim como na elaboração de florais, indicados para o tratamento da tensão e estresse.

Tiê-sangue

Tiê-sangue (Ramphocelus bresilius) também conhecido como sangue-de-boi, canário-baeta e tiê-fogo é a ave símbolo da Mata Atlântica. Reconhecido pela beleza da plumagem vermelha, característica única dos machos, adquirida após o segundo ano de vida. Pesa cerca de 30 gramas e mede 19 centímetros de comprimento e só é encontrando no Brasil. Na foto um macho se preparando para abocanhar o gafanhoto.