Lagoa dos jacarés

A lagoa dos jacarés fica no caminho para quem vai visitar as dunas do Jalapão e recebeu esse nome porque os locais dizem que existem vários jacarés que vivem ali. Ao fundo a Serra do Espírito Santo, que junto ao vento é fundamental para o aparecimento das dunas do jalapão. Esse conjunto fica na cidade de Mateiros (cidade referência na produção do artesanato em capim dourado) que recebeu este nome em função da grande quantidade de veados mateiros encontrados na região.

Azaleia

Azaleia ou Azálea (Rhododendron simsii) é um arbusto que se adaptou ao Brasil. São originárias da Ásia, principalmente do Japão e da China, carregando no seu DNA características mais marcantes da planta, como o florescer que ocorre durante as épocas mais frias do ano. A azaleia pode ser de várias cores e traz um significado lindo que é a perseverança e a alegria de amar. Na foto alguns exemplares das flores logo após uma chuva.

Dunas do Jalapão

As Dunas do Jalapão são incríveis, rodeadas por um cenário peculiar, com fauna, flora, água, serra, “deserto” e tudo de mais especial que torna esse local um espetáculo natural. As dunas surgiram a partir da erosão continua das serras rochosas por longos anos, medem entre 30 e 40 metros e estão localizadas no Parque Estadual do Jalapão, no estado de Tocantins. Das dunas é possível avistar a Serra do Espírito Santo, as veredas de capim dourado e os lagos no meio do deserto. Uma curiosidade é que itens encontrados ali indicam que o lugar já foi o fundo de um oceano.