Arco do Triunfo

Praça do Comércio ou Terreiro do Paço é uma das maiores praças da Europa e foi utilizada como residência do rei Manuel I a partir de 1511, juntamente com a sua biblioteca com mais de 70.000 volumes. Está localizada bem ao lado do Rio Tejo e é um dos locais mais visitados de Lisboa. No detalhe o Arco do Triunfo da Rua Augusta com essa inscrição em latim VIRTVTIBVS MAIORVM VT SIT OMNIBVS DOCVMENTO.PPD que significa “Às Virtudes dos Maiores, para que sirva a todos de ensinamento. Dedicado a expensas públicas”.

Cozumel

Cozumel é uma Ilha do México localizada no Mar do Caribe. É um dos lugares mais tranquilos de Cancún e é famoso por proporcionar um dos melhores mergulhos do mundo, com uma areia branca bem fina e uma água de cor cristalina, fica fácil ver muitos exemplares da fauna marinha, mesmo a olho nu. Boa parte do território ainda é inexplorado, mesmo sendo um destino muito visitado por turistas do mundo todo.

Pedra Furada

O Morro da Pedra Furada fica no Jalapão e está localizado a cerca de 35 km de Ponte Alta do Tocantins, dentro de uma propriedade particular. Este conjunto de rochas de arenito foram esculpidos pela força das chuvas e dos ventos durante milhões de anos, formando essa bela paisagem no cerrado. O local é cercado por muitas árvores que são moradia para diversas aves, abelhas e outros animais. Ao visitar o local fica fácil perceber o canto das aves e o zumbido das abelhas.

Ponte Estaiada

Vista da Ponte Estaiada (Ponte Octávio Frias de Oliveira), que cruza o rio Pinheiros, inaugurada em 10 de maio de 2008. Fica no bairro do Brooklin e é um dos cartões postais da cidade de São Paulo. Possui 1600 metros de comprimento e 138 metros de altura, sendo a única do mundo com duas pistas em curva conectadas ao mesmo mastro. Comporta ventos de 200km/h, com capacidade para circulação de 8 mil veículos por hora e é um exemplo de ponte estaiada tipo harpa.

Fervedouro Bela Vista

O Fervedouro Bela Vista está localizado na cidade de São Félix do Tocantins no estado de Tocantins. Este fervedouro de água doce possui 15 metros de diâmetro de água transparente, com tons de verde e azul, assim como uma nascente principal que cria a sensação de borbulhar na água. Foi instalada uma plataforma para acesso no entorno do fervedouro com objetivo de proteger o solo sensível do local, também limitam o tempo de acesso dos visitantes.

Cânion Itaimbezinho

Para começar o ano de 2022 escolhi 1 foto no Cânion Itaimbezinho. O local possui 2 trilhas: do Vértice e do Cotovelo, sendo que uma dá acesso aos desfiladeiros que chegam a mais de 700 metros de altura e 07 km de extensão e a outra com diversos mirantes com vista para as cachoeiras Andorinhas e Véu da Noiva. Itaimbezinho é um nome de origem Tupi-Guarani que significa pedra afiada. O cânion está localizado entre Cambará do Sul e Praia Grande, no Parque Nacional dos Aparados da Serra entre os estados de Rio Grande do Sul e Santa Catarina.

Serra da Catedral

A Serra da Catedral é uma formação rochosa de milhares de anos que se assemelha a uma grande fachada de igreja, com 180 metros de altura, equivalente a um prédio de 60 andares. Ela é chamada de Morro do Mandacaru pelos locais e fica entre São Félix do Tocantins e Novo Acordo no Tocantins. A partir de 2010 foi reconhecida pelo ICMBio como uma Reserva Particular do Patrimônio Natural – RPPN.

Lagoa dos jacarés

A lagoa dos jacarés fica no caminho para quem vai visitar as dunas do Jalapão e recebeu esse nome porque os locais dizem que existem vários jacarés que vivem ali. Ao fundo a Serra do Espírito Santo, que junto ao vento é fundamental para o aparecimento das dunas do jalapão. Esse conjunto fica na cidade de Mateiros (cidade referência na produção do artesanato em capim dourado) que recebeu este nome em função da grande quantidade de veados mateiros encontrados na região.